www.viajandomelhor.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Paris

+5
Paty Leite
Aline
Hudson
Daniella
Administrador
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Paris Empty Paris

Mensagem  Administrador Dom Jul 27, 2008 6:42 pm

Este tópico se destina à troca de idéias, dicas, sugestões e toda informação útil aos viajantes que já foram ou desejam ir à Paris - França

Administrador
Admin

Mensagens : 60
Data de inscrição : 01/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Paris

Mensagem  Daniella Qua Ago 20, 2008 4:01 pm

Paris é, por assim dizer, apaixonante! Uma cidade que nunca se cansa de se reinventar e sempre com novidades para se conhecer a cada ano que passa.

Claro que temos que conhecer todos aqueles pontos turísiticos imperdíveis (Arco do Triunfo, Torre Eiffel, Champs Elysées, Rio Sena, Museu do Louvre, Museu D´Orsay, Place de La Concorde, Place Vendôme, Palácio de Versalhes, etc, etc, etc e mais etc. Ufa, milhões de coisas a conhecer.

Já tive o imenso prazer de estar em Paris 3 vezes e confesso que a última foi a mais especial e prazerosa. Simplesmente nos demos o prazer de não conhecer um único ponto turístico! Sequer passamos perto da Torre Eiffel e só nos demos conta disso ao ir embora! Pode?! Pode! E deve!

Tirar um ou alguns dias para curtir Paris como um parisiense é delicioso... andar à toa nas ruas conhecendo cada lojinha, museu ou o que quer que passe em nossa frente, sem um único guia turístico na mão é imperdível! Descobre-se muitas coisas especiais que não estão em guia nenhum.

Sentar num café (e são milhares deles) no meio da tarde e apenas tomar um vinho rosé não tem preço! Comer um dos maravilhosos doces da Fauchon ao lado da Place Madeleine sem pressa de ir embora é muito mais delicioso. Fazer o exercício preferido dos parisienses "lécher vitrines" (lamber vitrines), ou seja admirar as vitrines mais lindas do mundo sem pressa de fazer nada mais e sem compromissos...hum... maravilhoso. Experimentem e não vão se arrepender!

Duas dicas imperdíveis:

1- O melhor jantar da minha vida foi no rio Sena, num barquinho que fica ancorado próximo à Notredame, margem oposta da igreja. Não é daqueles altamente turísticos que ficam circulando pelo rio não, esse fica ancorado com a vista mais linda que um jantar romântico pode pedir: a Notredame refletindo suas torres nas águas do rio Sena, com a luz amarelo-rosada do pôr-do-sol. Se puder, para ser mais perfeito ainda, vá no final da primavera, início do verão, pois o sol se põe somente às 22h, o que lhe permite admirar o pôr-do-sol por mais tempo. Complemento: uma garrafa de vinho branco e uma bela companhia!
2- Um piquenique nas margens do rio Sena daqueles que a gente se cansa de ver nos filmes no cinema. Compre baguetes, vinho, frios, uma toalha para sentar, coloque na sacola e vá sem medo! No final da primavera quando as temperaturas aumentam todos os parisienses fazem isso com maestria! E muitos turistas também, é claro!

Daniella

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Como se locomover em Paris

Mensagem  Hudson Qui Ago 21, 2008 7:39 am

Olá Daniella, só de ler o seu relato já ficou passando um filminho na minha imaginação.... deve ser muito bom mesmo ... Mas eu vou te perguntar uma coisa bem prosaica... Com tantas atrações em Paris qual a melhor maneira de se locomover em Paris ? Alugar um carro, táxi, metrô, ônibus ou é tudo pertinho e dá prá conhecer os principais pontos a pé ?
Hudson
Hudson

Mensagens : 52
Data de inscrição : 26/06/2008
Localização : Brasília -DF

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Como se locomover em Paris

Mensagem  Aline Seg Ago 25, 2008 9:35 am

Hudson, a melhor maneira de se locomover em Paris é: caminhando! A cidade é linda e merece ser apreciada a cada segundo. Bom, agora falando sério, a melhor maneira de se locomover em Paris e de metrô ou de ônibus. Fiquei por lá 2 semanas e demorei um pouco para entender a lógica do ônibus, mas depois que peguei o macete foi a melhor opção porque não perdi as belas paisagens da cidade. Não andei de táxi, mas acredito que seja caríssimo! Uma opção boa para o turista e comprar a tal "carta laranja" (não sei o nome certo em francês) que serve para o metrô e para as linhas de ônibus. Paguei 16 euros na carta válida por uma semana. Detalhe importante: é obrigatório colocar uma foto 3x4 na carta laranja, caso contrário você corre o risco de ser multado ou de não conseguir comprar a carta. Esqueci minha foto no Brasil e tive que pagar 4 euros para tirar a foto em uma máquina automática do metrô. Enfim, a melhor opção em Paris é: flanar, flanar, flanar, flanar...

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Esqueci um detalhe.

Mensagem  Aline Seg Ago 25, 2008 9:48 am

Se você for corajoso alugue uma bicicleta e saia pedalando pela cidade, mas percebi que a ciclovia tem uma lógica. Infelizmente, não tive coragem de arriscar.

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty • Salão de chá Angelina - melhor chocolate quente. 226, Rue de Rivoli.

Mensagem  Aline Seg Ago 25, 2008 9:53 am

Hummm...o Café Angelina! Ai, ai...tudo de bom. A minha amiga me levou para almoçar lá no sábado, me acabei de tanto comer. Comecei comendo omelete e para acompanhar um copinho de sidra (um espumante bem gostosinho e suave), depois comi Mont Blanc de sobremesa (divino!) e em seguida o famoso chocolate quente, MARAVILHOSO! Quem for a Paris tem que experimentar essa maravilha. O chantilly francês é magnífico.

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Sacre Coeur

Mensagem  Aline Seg Ago 25, 2008 11:41 am

Montmartre é um bairro muito gostoso e um pouco diferente de Paris. O lugar é cheio de morrinhos. A Sacre Coeur é lindíssima! A tal escadaria pra chegar até a igreja é gigante, como boa preguiçosa que sou achei melhor subir de ônibus porque o funicular não estava funcionando. A subida de ônibus é legal, afinal a paisagem de Montmartre é show. O bom mesmo desse passeio é sentar nas escadarias da Sacre Coeur e ver a vida passar. Descemos da Sacre Coeur e fomos procurar o Molin Rouge e suas lojinhas de sexo.

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Tuileries

Mensagem  Aline Seg Ago 25, 2008 11:46 am

Um dos jardins mais bonitos da cidade. A caminhada do Museu do Louvre ao Arco do Triunfo é imperdível. Comece contemplando o Museu por fora, depois contemple o Carrossel do Louvre, se jogue no jardim para descansar, vai passando pelo Jardim de Tuileries tirando mil fotos, pare na Concorde, sorria para a Champs Elysees e vá ao encontro do Arco do Triunfo. Uma mega caminhada, mas flanar, flanar, flanar é o que há em Paris.

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty École Militaire - Torre Eiffel

Mensagem  Aline Seg Ago 25, 2008 11:57 am

A École Militaire é muito bonita, aliás, a arquitetura de Paris é belíssima, cada lugar mais bonito que o outro. Você passa a maior parte do seu tempo boquiaberto com tamanha beleza. A Torre Eiffel é um capítulo a parte, afinal é o ponto turístico mais visitado do mundo. E ela tem a cara de Paris, é o que comprova que você está lá! A dona da casa! Visitei a torre durante o dia e à noite (graças a Robertíssima Pluma), a torre à noite é umas das coisas mais lindas de ser ver nessa vida. E quando ela começa a piscar!? Eu pulava igual uma louca de alegria. Afinal, eram quase 23h e não me agüentava mais em pé, tinha andado o dia todo e tem hora que o cansaço toma conta mesmo. Não desisti de ver essa maravilha porque a Roberta bateu o pé e falou: daqui ninguém me tira. Que bom que ela bateu o pé (rs). No verão o sol brilha até 22h30, eu adorei, o dia rende muuuuuito. O único problema é que tem que ter muita resistência para agüentar a cidade ascender. Ficamos no Palais de Chaillot para ver a torre ascender. Não recomendo subir na Torre, paguei 12€ para ir até o terceiro piso e fui só até o segundo. Quando vi a fila para chegar ao topo e o tempo de espera resolvi descer. A vista de cima da torre não é das mais bonitas. E o vento lá em cima é geladíssimo. O Champ de Mars é um jardim muito bonito e é o local onde as pessoas costumam fazer piquenique ao redor da torre.

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Detalhe!

Mensagem  Aline Seg Ago 25, 2008 12:26 pm

Estive em Paris em junho de 2008.

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Se locomover em Paris

Mensagem  Daniella Seg Ago 25, 2008 12:48 pm

Hudson, por nossa experiência a melhor forma de se locomover em Paris é a pé para curtir as atrações. Na primeira vez que estivemos lá quebramos muito a cabeça para usar o metrô (o que nos tomou precioso tempo), fizemos muitos "trajetos de tatu" (embaixo da terra...rs...) e deixamos de ver belas coisas que estavam na superfície. Já na 2a e 3a vezes, optamos por fazer praticamente tudo a pé. Taxi, nem pensar, é caro e o trânsito, como em toda metrópole, caótico.
A dica é: para se locomover entre os arrondsements mais distantes, pode-se ir rapidamente de metrô (um pouco chatinho de entender, mas depois que pega-se os macetes das confluências de estações, vai mais fácil). Saltando na estação, conheça toda a redondeza a pé e depois pegue novamente o metrô até o próximo bairro de interesse. Sugerimos o Guia PubliFolha chamado "Paris, seu guia passo a passo". É pequenino, de bolso, tem bom preço e mapinhas de cada bairro em separado com fácil entendimento e dicas das atrações de cada bairro. Nada de comprar aqueles guias imensos e pesados que ninguém consegue carregar...rs...
Dica para quem chega no aeroporto para escapar dos caros taxis: no aeroporto tem estação de metrô/trem. Para quem não quiser encarar o metrô com muita bagagem a dica é acionar daqui do Brasil o shuttle, ou seja, serviços de vans. Existem várias empresas que fazem esse serviço do aeroporto, com vans e te deixam no seu hotel. Basta entrar no google e fazer a busca "shuttle paris" e escolher a empresa que mais agrada. Dá para agendar do Brasil mesmo e sai beeemmm mais em conta que o taxi. É bem eficiente. Você informa data e hora de chegada do vôo. Ao desembarcar, liga de qualquer orelhão (ligação gratuita, falando espanhol, inglês ou francês), eles te informam em qual portão aguardar (o aeroporto é gigante) e a van te pega no local combinado em alguns minutos, no máximo em uma hora.
Para viajar pelo interior da França, pode-se usar trem ou carro alugado com GPS. Das duas vezes que fizemos isso, optamos por alugar carro, pois assim tem mais liberdade de rota. Mas já ouvimos dizer que de trem também é legal e eficiente.

Daniella

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Eurodisney (junho de 2008)

Mensagem  Aline Seg Ago 25, 2008 1:59 pm

A Disney é bem perto de Paris, uns 45 minutos de trem, RER linha vermelha. O trem te deixa na porta do parque, o valor do bilhete é 8 euros. Como não conheço a Disney da Flórida optei por quebrar um pouco do ritmo cult da viagem relembrando os tempos da infância. A Eurodisney possui 2 parques, o do castelo rosa (similar ao Magic Kingdon) e os Studios Disney, o valor do ingresso é 60 euros e te dá o direito de ir aos 2 parques. O parque do castelo é um encanto, cada brinquedo mais perfeito que o outro. Quem conhece a Disney da Flórida fala que as montanhas russas da França são sem graça. Andei na do Indiana Jones e achei bem radical, ainda mais que só descobri no meio do caminho que ela vira de cabeça pra baixo. Aproveitei mesmo os brinquedos infantis. Os Studios Disney é um parque interessante, fui num simulador de efeito especial e gostei muito. Você entra num ônibus e vão passando um vídeo explicando como foi feito alguns efeitos especiais dos filmes da Disney. Daí, o ônibus pára em um lugar onde parece uma estrada e os efeitos especiais começam, a sensação é ótima! O legal de ir à Disney é perceber claramente a diferença entre a cultura americana e a francesa. Como os americanos são consumistas! Todo brinquedo tem sua loja...coitados dos pais que levam seus filhos lá. Confesso que fiquei com vontade de comprar tudo que vi, mas a cotação do euro faz a gente se segurar. Enfim, compensa conhecer o Mickey francês!

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Quê que é isso?

Mensagem  Administrador Seg Ago 25, 2008 8:20 pm

Aline escreveu:como boa preguiçosa que sou achei melhor subir de ônibus porque o funicular não estava funcionando. A subida de ônibus é legal, afinal a paisagem de Montmartre é show.

Olá Aline, você tava inspirada hein? Valeu, enriqueceu bastante nosso Fórum. Mas só de curiosidade, o que vem a ser "funicular" ?? Explica prá gente ?

Administrador
Admin

Mensagens : 60
Data de inscrição : 01/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Funicular

Mensagem  Aline Ter Ago 26, 2008 2:47 pm

Hudson, o funicular é algo estilo a cabine do bondinho do pão-de-açúcar no Rio, mas ao invés de subir pendurado em fios é usado um trilho. É como se fosse um elevador, deu para entender? Em Santiago também tem funicular, mas lá parece uma caixa grandona subindo pelos trilhos. Prometo que posto fotos!

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Mande as fotos !!

Mensagem  Hudson Ter Ago 26, 2008 10:02 pm

Olá Aline, com certeza o fórum vai ficar mais interessante com algumas fotos, só que prá página não ficar muito pesada e demorar prá abrir, vou lhe pedir que leia o tutorial sobre como postar fotos que está lá no alto do Fórum em "perguntas frequentes", ok ?

Ficamos no aguardo.
Hudson
Hudson

Mensagens : 52
Data de inscrição : 26/06/2008
Localização : Brasília -DF

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Passeio de barco no Sena (BATOBUS)

Mensagem  Aline Sáb Set 13, 2008 10:02 pm

Além do livro do Veríssimo, indico o filme Antes do Pôr-do-Sol antes de ir a Paris. Foi assistindo ao filme que me despertou a vontade de passear de barco no Sena. Então, chegando lá foi o primeiro passeio que quis fazer. Saí da Bastille e fui na direção do Sena e da Notre Dame. Fiquei meio perdida porque estava sem noção de localização e muito encantada com a beleza das ruas da Cidade Luz. Depois de uma boa caminhada cheguei ao Sena e vi uma estação de Batobus, comprei o ingresso sem entender a lógica do passeio, mas o importante era passear pelo Sena. Quando entrei no barco descobri que tinha me dado bem, pois além do passeio no rio era possível descer nos principais pontos da cidade (Tour Eiffel, Musée d’Orsay, Saint Germain des Pres, Notre Dame, Jardin des Plantes, Hotel de Ville, Louvre, Champs Élysées). Foi bem proveitoso porque tive uma visão geral da cidade logo no primeiro dia e depois fui fazendo os passeios por parte, e como fiquei 2 semanas consegui voltar nos lugares que mais gostei. O melhor de tudo é que andar de barco em Paris é mesmo muito agradável e encantador. O preço do ingresso é 12 euros por um dia e 14 euros por 2 dias. Aconselho comprar o bilhete para 2 dias, afinal andar de barco permite contemplar a cidade.

Ps: O filme Antes do Pôr-do-Sol é uma seqüência do filme Antes do Amanhecer que foi filmado em Viena. Amei os 2!

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Traçando Paris

Mensagem  Aline Sáb Set 13, 2008 10:06 pm

Este é o livro do Veríssimo que é uma leitura obrigatória antes da viagem para Paris. O livro é tão bom que você vai lembrando dos comentários do autor durante a sua viagem...

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty ALINE

Mensagem  Paty Leite Sáb Set 20, 2008 12:20 pm

Estou pensando em passar minha lua de mel em Paris e, com certeza, como uma boa disney maníaca, não vou deixar de ir na Euro Disney.

Aline, onde vc comprou seus ingressos? Ou seu ingresso??

Em um dia dá pra fazer os dois parques???

Bjinhos, Paty

Paty Leite

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Paty!

Mensagem  Sandra Ferreira Seg Set 22, 2008 3:03 pm

Fomos à Disney de Paris em Dezembro de 2005, achei bem inferior a de Orlando, mas vale a visita. Fomos somente ao Disneyland, estava mega lotado e por este motivo não conseguimos ver tudo, estava MUITO frio, com neblina. Qual a data que vocês irão? Eles estão vendendo um ingresso por 29 € (Francillien) para um dia, um parque e 36 € para um dia, dois parques que é válido até o dia 07/11 deste ano. Originalmente seria para residentes na frança, mas dá para comprar com o seu cartão internacional. Dá uma olhada no site: http://www.disneyland15.com/ccg/ccg.php?&l=fr&c=fr&z=idf&skipIntro=true#

Um abraço Smile

Sandra Ferreira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Hotel des Invalides

Mensagem  Aline Sex Out 03, 2008 8:59 am

Invalides e sua cúpula dourada que tanto amei e contemplei. Confesso que fiquei babando! E a cúpula pode ser vista de vários pontos da cidade. Não vi a tumba de Napoleão e segui o conselho de uns amigos e não entrei no Museu Militar. A caminhada da Ponte Alexandre III (a ponte mais bela da cidade) até os Invalides é maravilhosa, recomendo! No Invalides tem uma lanchonete bem estruturada, com várias opções (pães, comidinhas, docinhos, queijos...) e com preços justos.


Última edição por Administrador em Sex Out 03, 2008 7:34 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : NS 9993)

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Champs Elysees

Mensagem  Aline Sex Out 03, 2008 9:00 am

A Champs Elysees é deslumbrante (luxo!), cada loja mais chique que outra, várias galerias, muitas pessoas transitando. Vale a pena parar para um café na Champs Elysees e observar o movimeto. Frase do livro do Veríssimo: “Em qualquer café da Champs Elysees a mineral tem preço de champanhe e o campanhe varia com a cotação do ouro”. A frase é verdadeira! (rs)


Última edição por Administrador em Sex Out 03, 2008 7:36 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : NS 0008)

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Musée d’Orsay

Mensagem  Aline Sex Out 03, 2008 9:03 am

O Musée d’Orsay é um charme, funciona numa antiga estação de trem à margem do Sena. O acervo do museu é composto por obras lindíssimas. Ah! O museu tem uma varanda que é um show, inclusive foi onde dei uma “piscada” rápida. O preço do ingresso? Não sei, pois no dia que fui fazer a visita (terça-feira) a entrada era de graça.


Última edição por Administrador em Sex Out 03, 2008 7:37 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : NS 0281)

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Como chegar até o Charles de Gaulle (Aeroporto)

Mensagem  Aline Sex Out 03, 2008 9:17 am

Na volta fui até o aeroporto supracitado de ônibus, peguei um metrô até a ópera e depois um ônibus que te deixa dentro do aeroporto. O valor da passagem é 8 euros. Se sua viagem for estilo “mochilão” é bom ter cuidado com o peso da bagagem porque o metrô de Paris é só escada e para mudar de linha é preciso andar bastante. Outra opção é pegar o RER B (trem, linha azul), mas para mim ficava melhor pegar o ônibus. Dependendo do local onde você ficou hospedado é preciso mudar de linha várias vezes no metrô para pegar o RER. A sugestão de ir de ônibus até o aeroporto foi das minhas amigas que moram em Paris e julgam esta opção mais prática. Fica a dica!


Última edição por Administrador em Sex Out 03, 2008 7:38 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : NS 2340)

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Louvre

Mensagem  Aline Sex Out 03, 2008 9:22 am

O Louvre foi o que mais me emocionou em Paris, não imaginava que era tão bonito por fora e a sensação de conhecer a Monalisa foi ímpar. Engraçado que a maioria das pessoas se decepcionam com o quadro e eu fiquei encantada ao ponto de ficar com os olhos marejados de lágrimas. A sala onde está o quadro possui obras de arte belíssimas. Entrei no museu para ir conhecer apenas a Monalisa e a Vênus de Milo, ainda bem que ficam próximas uma da outra, pois o lugar é gigante e para conhecer tudo levaria no mínimo uma semana. A parte Medieval do museu é bem interessante. Valor do ingresso: 9 euros. Caso não queira entrar no museu vá até os jardins, tire fotos e tome algo no Le Café Marly, um dos melhores de Paris. Este café não deu para experimentar. Outra coisa legal no Louvre é que tem uma galeria no subterrâneo com lojas e lanchonetes. As lojinhas para comprar lembranças do museu são excelentes.


Última edição por Administrador em Sex Out 03, 2008 7:39 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : NS 980)

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Diversos!

Mensagem  Aline Sex Out 03, 2008 9:24 am

- Pães, queijos e sobremesas – São divinos! Ai, ai...até agora estou boquiaberta com essas delícias francesas. Sou louca da silva por queijos, então fiz estrago.

- Os preços nos supermercados de Paris são acessíveis. Compensa fazer comprinhas para refeições mais econômicas.

- Tax Free – no balcão do Tax Free é obrigatório apresentar a mercadoria, então é aconselhável passar por lá antes de despachar as malas. O reembolso pode ser feito em euros ou em créditos no cartão indicado na hora da compra. Solicitei o reembolso no cartão e foi feito o crédito depois de 45 dias. O processo é meio trabalhoso, mas compensa.


Última edição por Administrador em Sex Out 03, 2008 7:40 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : NS 4542)

Aline

Mensagens : 34
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paris Empty Re: Paris

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos